Número de Visitas

sábado, 29 de agosto de 2009

Cuidados Ecológicos

O tema ecologia, de uns anos pra cá, se tornou obrigatório em todas as rodas de conversa nas esquinas do mundo. Países do primeiro e terceiro mundo, ricos e pobres, negros e brancos se unem numa cruzada planetária pela vida. Governantes colocam as questões ecológicas em sua pauta de prioridade, porém cada indivíduo deve fazer a sua parte. Mas o tema também esta presente na teologia, no próprio Apocalipe 7:3; lemos: “...não danifiqueis a Terra, nem o mar, nem as árvores...” portanto, o zelo pelo meio ambiente é tarefa também dos cristãos em geral que devem se preocupar com a preservação da Terra e dos seus recursos naturais.

Todos devemos nos preocupar com a reciclagem, precisamos deixar de ser uma sociedade geradora de lixo e escrava de um modelo consumista que nos levará a destruir o planeta. Itens com os quais devemos nos preocupar:

1- Precisamos reciclar vidros, plásticos e papéis (papel só pode ser reciclado se não estiver contaminado por partículas orgânicas como restos de alimentos e outros resíduos e secreções.).

2- Só comprar aquilo que é realmente necessário, assim não estimulamos a produção de coisas inúteis que vão virar lixo.

3- Não adquirir ou evitar comprar objetos feitos com isopor, baquelite ou outros materiais não recicláveis como espelho ou adesivos por exemplo.

4- Armazenar a água da chuva por exemplo, é uma boa atitude.

5- O planeta só tem 2,7% de água doce e somente uma parte dela é possível ser usada pelo homem. 2 bilhões de pessoas no planeta atualmente já tem dificuldade de acesso a água.

6- Nas viagens e passeios, dentro ou fora da cidade, não devemos atirar lixo como sacos plásticos, copos e outras embalagens pelo caminho.

7- Devemos evitar o uso excessivo de sacolas plásticas e buscar alternativas menos nocivas, como adotar o uso de sacolas de pano e as biodegradáveis.

8- Não devemos comprar objetos produzidos por empresas não comprometidas com o meio ambiente.

9- Devemos evitar lançar óleo caseiro no meio-ambiente, um livro deste resíduo é suficiente para poluir um milhão de litros de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário