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quarta-feira, 13 de março de 2013

Tarefa Árdua dos Novos Prefeitos...

Futuros chefes executivos dos municípios herdarão dos atuais  gestores a tarefa de elaborar os planos municipais de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, ação adiada por dois anos.


Os futuros prefeitos brasileiros tem o desafio - adiado pela maioria dos chefes do executivo que desocuparam seus cargos ano passado - de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Dia 02 de Agosto de 2012 era data limite para os municípios apresentarem seus planos. A data foi fixada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305 sancionada há dois anos. Agora o Governo Federal está impedido de repassar qualquer ajuda financeira  para os municípios para que estes gerenciem seus problemas com o lixo urbano.  

O Plano Municipal de Resíduos Sólidos não é mera burocracia. Ele é um instrumento  que promove articulação única com soluções locais alinhadas com diretrizes nacionais e estaduais. Os representantes do Ministério do Meio Ambiente afirmam que está é a única forma dos municípios transformarem um problema em solução, uma vez que com este procedimento todos sairão ganhando, é a garantia que a qualidade de vida se perpetuará através de um gerenciamento dos resíduos dentro das normas ambientais.

Os lixões deverão dar lugar aos aterros sanitários até 2014. As cooperativas de catadores de material reciclável também  serão alvo de parceria com o poder executivo. Municípios também poderão se unir e através  consórcios obterem recursos para financiarem usinas de reciclagem.Mãos a obra! Há recursos no Ministério do Meio ambiente, só falta apresentarmos um projeto  que demonstre em que nível o município se encontra e onde ele quer chegar.

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