Número de Visitas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guaraqueçaba – “Ninho dos Guarás”.


O nome dessa cidade já diz tudo. Localizada no meio da mata-atlântica, às margens da baía do mesmo nome, Guaraqueçaba é reduto de uma enorme biodiversidade, e uma das comunidades mais antigas do Estado do Paraná.

Por sua vocação ecológica, o turista encontra muitas opções em ecoturismo e descanso na região, desde um passeio de barco até as ilhas até a prática de caminhadas e mountain bike pelas trilhas e cachoeiras da região.

Uma Breve História de Guaraqueçaba

Guaraqueçaba foi o primeiro município colonizado no Estado do Paraná pelos portugueses, em 1545. Porém, foi de 1638 a 1646 que o município atraiu mineiros e aventureiros devido à descoberta de uma rica lavra de ouro nas encostas da Serra Negra pelo fundador da Capitania de Paranaguá, Gabriel de Lara.

As primeiras povoações surgiram com a chegada dos jesuítas na região. Foi fundado em Superagui um estavelecimento agrícola e religioso. E no século passado surgiu nos arredores do Morro do Quitumbê, o qual foi elevado em 1854 à categoria de freguesia e em 1880 a município. Porém, o município foi anexado a Paranaguá durante esse período, recuperando sua autonomia apenas em 1947.


 COMO CHEGAR EM GUARAQUEÇABA

Existem duas formas de chegar em Guaraqueçaba. A primeira é pela rodovia BR-277, seguindo pela PR-340 até Cacatu e depois pela PR-405. A cidade fica a 174 km de Curitiba. Ou, se preferir, você pode chegar ao município a partir de barcos que partem diariamente a partir de Paranaguá.

A Viação Graciosa possui horários diários para Guaraqueçaba a partir de Curitiba, Paranaguá, Morretes e Antonina.

ECOTURISMO NAS ILHAS

Guaraqueçaba, juntamente com os municípios de Antonina, Paranaguá e Campina Grande do Sul, formam a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. A região possui ampla biodiversidade, razão pela qual é estudada por biólogos e institutos nacionais e internacionais.

Dentre as opções de ecoturismo existentes na região, destacam-se as ilhas (Ilha das Peças, Ilha Rasa, Ilha das Laranjeiras, Ilha do Rebelo, Ilha Povoca e Ilha do Superagui), as quais podem ser visitadas por embarcações a partir da cidade.


RESERVA NATURAL DO SALTO MORATO

Outra opção de ecoturismo é a visita à Reserva Natural do Salto Morato, que fica a 20 km da sede do município. A reserva pertence à Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, e faz parte da Mata Atlântica. O Salto Morato é uma queda livre de 80 metros de água, que desagua em um rio do mesmo nome, margeado por um caminho rústico que pode ser percorrido pelo turista, que encontra também toda a infra-estrutura necessária para a visitação, como Centro de Visitantes, espaço para cursos, aquário natural e centro de pesquisas.



                                                       ATRATIVOS HISTÓRICOS

Devido à sua longa história, Guaraqueçaba guarda vários atrativos históricos, como seu casario colonial do Século XIX e a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões (edificação em estilo colonial de 1838, a primeira construção de Guaraqueçaba). Ambos os atrativos valem a pena serem visitados pelo seu valor histórico e cultural.



fonte: http://www.viacaograciosa.com.br/guaraquecaba.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário