Número de Visitas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Onde fica?

http://guaraquecaba.blog.com/files/2012/04/TAGAmapa-g.jpg
Guaraqueçaba é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2004 era de 8.558 habitantes. Guaraqueçaba é também um marco histórico, pois está entre as primeiras ocupações existentes no Estado do Paraná por colonizadores portugueses em 1545. Seus habitantes primitivos são os índios Tupiniquins e Carijós. A preservação de seu meio-ambiente e as características físicas da região a tornou como privilegiada na manutenção de suas reservas florestais e de seus ecossistemas, quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico.

A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, sendo ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. O município de Guaraqueçaba foi criado através da Lei Estadual nº02 de 10 de outubro de 1947. Instalado em 31 de outubro do mesmo ano, foi desmembrado de Paranaguá.
Os habitantes naturais do município de Guaraqueçaba são denominados guaraqueçabanos. Está localizada na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião Metropolitana de Paranaguá, estando a uma distância de 174 km da capital do estado, Curitiba.



Rodeada por reservas de mata Atlântica, tem cachoeiras, trilhas e diversas ilhas. Para completar o ambiente, golfinhos costumam dar o ar da graça no início da manhã e no fim da tarde – para avistá-los, basta sentar nos banquinhos da praça principal.

Tranquilidade: Natureza emoldura toda a paisagem. Guaraqueçaba é ainda o ponto de embarque para o Parque Nacional do Superagüi, uma área de 45 mil hectares que engloba as ilhas de Superagüi, das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho. Os passeios de barco levam às praias onde as principais atrações são os animais ameaçados de extinção, como o papagaio-da-cara-roxa e o mico-leão-da-cara-preta. Também marcam presença as aves marinhas, como o biguá, a fragata e a garça branca.

 Para quem pretende pernoitar na área, a vila de pescadores da praia Deserta oferece pequenas pousadas rústicas e restaurantes. De volta à terra firme, inclua no roteiro uma visita à Reserva Natural Salto Morato, que abriga uma cachoeira de 130 metros de queda. O acesso à cascata é por trilha de nível leve e há poços naturais para banhos. Fácil também é enfrentar a Trilha do Quitumbê, de 800 metros e que termina em um mirante com vista panorâmica da cidade e da baía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário